Chegou a hora de comprar uma nova base. Viu imensas reviews, visitou várias lojas e pediu conselhos a especialistas. Tem a certeza que vai fazer um ótimo investimento!
     A não ser que erre na cor. Aí vai ficar com uma base parada…

     Ainda bem que encontrou este post! Depois de saber como escolher, não volta a errar o tom da base!

     Aconselho sempre a escolher o tom numa loja física. Assim pode experimentar.


Experimentar um pouco da base no queixo



     Permite perceber se a cor se adapta ao tom do seu rosto e também se está em concordância com o pescoço!
     Não tem de ser um match perfeito e ao aplicar deve sempre abranger o pescoço, para que toda a tez fique uniforme, mas encontrar um meio termo entre o tom do rosto e do pescoço facilita muito na hora de maquilhar.

     Coloque um pouco de base no queixo com o dedo e comece a esfumar com pancadinhas, espalhando para os lados. Se chegar a um ponto em que, na zona esfumada, não consegue diferenciar ao certo o que é base e o que é o seu tom de pele, esse é o tom de base adequado.
     Se, acontecer o contrário, ou seja, por muito que espalhe, continua sempre a ver uma boa diferença de tom, então será melhor experimentar outro tom. 


Analisar a cor em diferentes luzes



     Chegou ao ponto em que já espalhou a amostra no queixo e esfumou, acha que até acertou o tom. Mude de ambiente!
     As luzes da loja podem ser esbranquiçadas ou amareladas e isso vai interferir na análise da cor. Saia da loja e avalie novamente a cor da base sob luz amarela ou branca, em oposição àquela que tinha na loja. Se possível, avalie também sob a luz natural (essa é a melhor!)


Selecionar o tom da base Online



     Caso não tenha mesmo oportunidade de se deslocar a uma loja física, existe uma ferramenta que ajuda na escolha do tom da base e corretor.
     Só resulta se já tiver referências de bases e corretores que utilizou antes cuja cor era a adequada para si!
https://findation.com/
     Deve introduzir todas as referências anteriores que utilizou (quantas mais, mais precisa vai ser a análise) e indicar qual a base que pretende adquirir desta vez. A ferramenta vai comparar a gama de cores das bases que indicou já ter utilizado com a gama de cores da base que pretende adquirir e verificar, por comparação, qual o tom mais adequado.

     Adoro utilizar esta ferramenta, porém, tem muito por onde falhar:
     Está dependente da quantidade de referências de cor indicadas para melhorar o aconselhamento.
     Pode não ter em consideração o subtom, pois está a comparar cor do produto e não da pele.
     Se as referências de cor indicadas não forem adequadas ao seu tom de pele, a recomendação vai estar, muito provavelmente, errada. Ou ainda, se o seu tom de pele se alterou, a ferramenta não consegue ter esse fator em consideração.

 

     De todo o modo, acabou essa história de experimentar a base na mão, braço ou colocar o frasco ao lado do rosto e esperar o melhor!
     Experimentar a base em loja física deixa de ser constrangedor quando realmente sabe o que está a fazer. O segredo para melhorar a sua confiança com maquilhagem está aí mesmo: saber quais os produtos e técnicas mais adequados para si. É isso mesmo que fazemos no workshop de automaquilhagem Essencial (clique aqui para saber mais).

Este conteúdo foi útil para si? Mas talvez tenha levado algum tempo a encontrá-lo… Seria tão mais fácil se lhe entregasse o conteúdo diretamente na sua caixa de entrada. Basta clicar no botão abaixo e inscrever-se na newsletter!